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Publicado a 17/07/2024

Pagamento fracionado: a revolução está em curso na Europa

Com 70 %1 da população francesa a utilizá-lo e com uma adoção generalizada na Europa, o pagamento em 3 ou 4 prestações (ou BNPL2) é agora um fenómeno incontornável para os operadores de comércio eletrónico e retalhistas. Muito mais do que uma simples ferramenta de pagamento, o BNPL representa uma oportunidade estratégica para fidelizar os clientes e apoiar um consumo mais responsável. A 3.ª edição do barómetro FLOA revela que o BNPL desempenha um papel fundamental nos hábitos de consumo dos clientes, nomeadamente em tempos de incerteza económica. A FLOA analisa as últimas tendências destacadas neste inquérito. 


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BNPL adotado pelos consumidores

O pagamento em 3 ou 4 prestações, vulgarmente conhecido como «Buy Now Pay Later» (BNPL2), está profundamente enraizado nos hábitos de consumo dos franceses e europeus. De acordo com o último barómetro FLOA, 7 em cada 101 franceses utilizam atualmente estas soluções de pagamento, 44%1 dos quais de forma recorrente. Em comparação, a França é um dos países europeus onde a utilização de BNPL está mais desenvolvida, sinal de um mercado nacional maduro.

 

O BNPL 2 é agora uma parte integrante do quotidiano dos consumidores. A frequência de utilização do pagamento fracionado continua a aumentar, com 41%1 dos utilizadores franceses a fazerem mais de 8 compras por ano pagas em várias prestações (40 % dos utilizadores europeus). Todos os setores estão envolvidos, com os eletrodomésticos, os produtos de alta tecnologia e as viagens (para pagar um bilhete de avião em 3 ou 4 prestações, por exemplo) a representarem as 3 principais compras feitas através de BNPL em França.

 

Mais de metade dos franceses (52 %)1 tenciona manter ou aumentar a sua utilização de BNPL, percentagem que sobe para 58% em Espanha e 60% em Itália.

 

BNPL adotado pelos consumidores

Comerciantes e o pagamento em 3 ou 4 prestações

Para os comerciantes, a integração do BNPL2 nas opções de pagamento propostas tornou-se um eixo estratégico importante. De facto, quase um terço dos franceses (29 %)1 afirma que os meios de pagamento disponíveis são um critério decisivo na escolha de uma marca, a par das opiniões dos clientes. E, para confirmar esta posição, mais de metade dos utilizadores franceses (59 %)1 e europeus (54 %)1 estariam dispostos a mudar de marca para aproveitar as soluções de pagamento fracionado.

 

No entanto, a adoção do BNPL2 não está isenta de desafios para os comerciantes. A recusa de uma solução de pagamento ou a obrigação de descarregar uma aplicação específica continuam a ser obstáculos que podem levar ao abandono dos cestos de compras por quase metade dos franceses inquiridos. Para ultrapassar estes desafios, as marcas têm de otimizar a integração do BNPL para oferecer uma experiência de cliente fluíida e transparente, que satisfaça as expetativas dos consumidores, cada vez mais exigentes em matéria de pagamentos.

 

Comerciantes e o pagamento em 3 ou 4 prestações

BNPL no mercado europeu

Embora o BNPL2 já seja um fenómeno estabelecido nos hábitos de consumo em toda a Europa, o estudo da Kantar para a FLOA revela tendências contrastantes de país para país. Enquanto França e Espanha mantêm um elevado nível de popularidade do pagamento a prestações, com 38 %1 e 32 %1, respetivamente, dos utilizadores regulares, a Alemanha e os Países Baixos são mais favoráveis ao pagamento diferido, com 58 %1 e 40 %1 dos utilizadores recorrentes.

 

Esta diversidade dos mercados europeus reflete-se também nas diferentes taxas de crescimento. Desta forma, a Itália e os Países Baixos destacam-se por um crescimento mais acentuado, com um aumento dos utilizadores do pagamento fracionado de 14 %1 e de 11 %1, respetivamente, em 2023. Este contraste realça a necessidade de os operadores do BNPL2 se adaptarem às características específicas de cada mercado nacional, a fim de satisfazerem as expetativas dos consumidores.

 

BNPL no mercado europeu

Pagamento fracionado: muito mais do que um simples meio de pagamento

O BNPL2 também tem o potencial de incentivar um consumo mais responsável e inclusivo. De facto, 43 %2 dos franceses e um terço dos europeus afirmam estar mais dispostos a comprar produtos em segunda mão se puderem beneficiar de soluções de pagamento fracionado.

 

Esta tendência confirma como o BNPL2 pode participar ativamente no desenvolvimento do mercado de segunda mão, oferecendo um acesso mais amplo a artigos de qualidade a preços mais acessíveis: 27 %1 dos utilizadores franceses e 23 %1 dos europeus afirmam já ter recorrido ao BNPL para comprar produtos em segunda mão (como, por exemplo, o pagamento de um iPhone em várias prestações).

 

As soluções de pagamento fracionado também permitem aos consumidores fazer compras de melhor qualidade ou mais responsáveis, sendo vistas por 59 %1 dos franceses como uma forma de adquirir produtos mais sustentáveis (55 %1 na Europa).

 

Pagamento fracionado: muito mais do que um simples meio de pagamento

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