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Publicado a 01/07/2024

As vantagens do pagamento fracionado em matéria de saúde | Manutenção

FLOA é um especialista reconhecido em vários setores de atividade graças à sua solução inovadora de pagamento fracionado. Para compreender melhor os desafios e as realidades de cada setor, decidimos lançar uma série de entrevistas com os especialistas da FLOA. Nesta primeira edição, analisamos a área da saúde, um mercado em rápida evolução que representa um potencial de desenvolvimento estratégico para o pagamento fracionado. Hugo Dufrien, Sales Business Developer1 dedicado a esta vertical, partilha connosco a sua análise e visão. 

As vantagens do pagamento fracionado em matéria de saúde | Manutenção As vantagens do pagamento fracionado em matéria de saúde | Manutenção

Qual é a sua visão do pagamento fracionado no setor da saúde?

O setor da saúde é certamente uma das áreas que melhor ilustra a relevância do pagamento fracionado. Como revela o estudo Kantar de 20232, 76 % dos europeus recorrem a esta solução para fazer face a imprevistos. E o que pode ser mais inesperado do que as despesas de saúde?

 

Quer se trate de cuidados humanos ou veterinários, as faturas podem aumentar rapidamente. O montante que fica por pagar após os reembolsos pode ser particularmente dispendioso. Pagar várias centenas de euros por óculos, aparelhos auditivos ou tratamentos dentários representa uma despesa financeira substancial para muitas famílias.

 

O pagamento fracionado permite repartir estas despesas imprevistas por vários meses.

 

Qual é a sua visão do pagamento fracionado no setor da saúde?

Quais são as principais tendências e desafios no setor da saúde atualmente?

Atualmente, os profissionais de saúde são confrontados com duas grandes tendências que têm um impacto considerável no seu modelo de negócio e na situação financeira dos seus pacientes.

 

Por um lado, registou-se uma redução progressiva da cobertura das despesas de saúde pelo Estado e pelas companhias de seguros de saúde. As taxas de reembolso diminuem, enquanto as despesas suportadas pelos pacientes aumentam inexoravelmente. Tomemos o exemplo dos aparelhos auditivos: para um aparelho de classe II, a Segurança Social reembolsa apenas 60%, com base num preço máximo de 400 euros por ouvido3. O suplemento deve ser pago na totalidade pelo paciente ou pelo seu prestador de cuidados de saúde complementares. Esta situação repete-se em muitos outros domínios, como a ótica e os cuidados dentários, onde se torna complicado pagar as contas médicas.

 

Ao mesmo tempo, os profissionais de saúde eram, até agora, obrigados, a financiar eles próprios as despesas correntes, oferecendo soluções de pagamento gratuitas aos seus clientes. Uma solução que se tornou insustentável a longo prazo.

 

Quais são as principais tendências e desafios no setor da saúde atualmente?

Como evolui o mercado do BNPL4 neste setor?

Face a estas tendências desfavoráveis, o setor da saúde começa a recorrer a soluções de financiamento inovadoras, como o pagamento fracionado. No entanto, este ainda é um mercado pouco maduro para este tipo de ofertas.

 

Mas as oportunidades são reais. O BNPL (Buy Now Pay Later)4 está a emergir gradualmente como uma alternativa bem-vinda.

 

Esta tendência é também uma resposta à procura crescente dos próprios pacientes, que procuram mais soluções de financiamento para os seus procedimentos médicos. Os profissionais de saúde têm então todo o interesse em dispor desses serviços para responder aos novos hábitos dos seus clientes.

 

Seguindo os passos de um pioneiro como a FLOA, atualmente presente em mais de 600 clínicas veterinárias em França, este mercado em expansão deverá tornar-se cada vez mais popular nos próximos anos.

 

Como evolui o mercado do BNPL<sup>4</sup> neste setor?

Como é que as soluções da FLOA respondem às necessidades deste mercado?

Para acompanhar esta transição para o pagamento fracionado na área médica, a FLOA desenvolveu uma gama de serviços perfeitamente adaptados aos desafios do setor. Para além de soluções técnicas fáceis de utilizar e de ferramentas para a gestão centralizada dos fluxos, é dada ênfase ao acompanhamento dos profissionais de saúde.

 

São disponibilizados programas de formação específicos aos novos parceiros para ajudá-los a integrar e a dominar os diferentes serviços da FLOA. É também prestado apoio personalizado a grandes redes de clínicas ou estabelecimentos, com uma componente pedagógica reforçada para garantir uma melhor compreensão por parte de todas as equipas.

 

Este acompanhamento em todas as fases permite à FLOA posicionar-se como um dos principais intervenientes nos pagamentos fracionados no setor médico.

 

Como é que as soluções da FLOA respondem às necessidades deste mercado?

Quais são os seus objetivos e os meios de interação com os intervenientes do setor médico?

No dia a dia, as equipas da FLOA têm como objetivo realçar os seus conhecimentos setoriais e compreender os problemas específicos com que se deparam os comerciantes segundo a sua especialidade. Para isso, é realizado um acompanhamento regular da informação, associado a intercâmbios constantes com os diferentes intervenientes em eventos específicos ou reuniões direcionadas. A presença no terreno é essencial, tal como demonstrado pelos stands da FLOA nas principais conferências profissionais, como a conferência dos profissionais de aparelhos auditivos.

 

Quando um novo comerciante adere à FLOA, é-lhe oferecido um acompanhamento completo. Tudo começa com a preparação e a gestão da reunião inicial, seguidas de uma definição precisa das necessidades e de um plano de ação para a implementação, o desenvolvimento da formação e a divulgação das soluções na rede do comerciante. Os serviços são então ativados.

 

O acompanhamento continua a longo prazo, com monitorização regular, análise dos volumes de negócio e webinars de formação contínua. A FLOA também se destaca por um serviço de apoio telefónico disponível de segunda a sábado para responder às perguntas dos comerciantes.

 

O objetivo continua a ser identificar as necessidades da melhor forma possível, no sentido de desenvolver soluções e otimizar o acesso a soluções de pagamento em várias prestações, um verdadeiro desafio em termos de acesso dos pacientes aos cuidados de saúde.

 

É um interveniente no setor da saúde? JLIB_HTML_CLOAKING, o nosso especialista dedicado, está disponível para acompanhá-lo na adoção de soluções de pagamento em prestações. Melhore a experiência de pagamento dos seus clientes contactando-nos hoje mesmo! Informe-se na FLOA (ww.floapay.pt).

 

Quais são os seus objetivos e os meios de interação com os intervenientes do setor médico?

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