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Publicado a 29/09/2024

A indústria automóvel está a passar a uma velocidade superior com prestações | Manutenção

Os pagamentos fraccionados estão na moda, e a indústria automóvel não é exceção a esta revolução!  Quer se trate da manutenção de um veículo, de equipamento ou da compra de um veículo1, os consumidores recorrem atualmente a soluções de pagamento como as prestações. É uma tendência que está a agitar as coisas e que representa uma enorme oportunidade para os profissionais do sector. Para compreender melhor as questões e as realidades, lançámos uma série de entrevistas com especialistas da Floa. Na sequência do nosso primeiro artigo sobre os cuidados de saúde, analisamos desta vez o sector automóvel, um mercado em plena mutação que representa uma oportunidade estratégica para o "Buy Now Pay Later2". Stéphane Bernardo, especialista da Floa neste sector, dá-nos a sua visão especializada das expectativas dos consumidores, dos novos desafios que os profissionais enfrentam e das vantagens e apoio oferecidos pela Floa.


A indústria automóvel está a passar a uma velocidade superior com prestações | Manutenção A indústria automóvel está a passar a uma velocidade superior com prestações | Manutenção

Qual é a sua visão do pagamento em prestações no sector automóvel ?

O pagamento a prestações, ou "Buy Now Pay Later" (BNPL)2, tem tido um grande desenvolvimento nos últimos anos, e o sector automóvel não é exceção a esta tendência fundamental. Esta solução responde a um duplo desafio, tanto para os consumidores como para os profissionais.

 

Em primeiro lugar, numa conjuntura inflacionista que está a afetar o poder de compra, o BNPL2 permite às famílias suavizar o pagamento de despesas frequentemente substanciais e inevitáveis relacionadas com o automóvel. Estamos a assistir a um interesse renovado pelo mercado da segunda mão, que é mais acessível do que o dos automóveis novos.  

 

Em segundo lugar, esta solução de pagamento é um enorme motor de crescimento para os intervenientes no sector. Um estudo da Kantar X Floa, realizado em dezembro de 20233, revelou que cerca de 6 em cada 10 consumidores estariam dispostos a mudar de retalhista para tirar partido do plano de pagamento . Este número diz muito sobre as expectativas dos clientes e a importância da BNPL2 para os profissionais do sector automóvel.

 

Qual é a sua visão do pagamento em prestações no sector automóvel ?

Quais são as principais tendências no sector das motos?

No início de 2024, regista-se um ressurgimento da atividade, com um aumento das inscrições em relação a 20234. Esta tendência positiva surge num contexto de mudanças profundas no sector.

 

A eletrificação dos veículos é um desafio importante para limitar as emissões de CO2 e responder às expectativas ambientais dos consumidores. As autoridades públicas começaram a fazer a mudança, como demonstrado pelo esquema de "leasing elétrico social "5, que permitiu a 50 000 famílias francesas comprar um veículo elétrico por apenas 100 euros por mês6.

 

Este impulso à eletrificação representou 18% das vendas nos primeiros 4 meses de 20247. Representa, no entanto, um custo adicional para os agregados familiares. É por isso que a Floa apoia11, por exemplo, facilitando o pagamento da instalação de pontos de carregamento elétrico doméstico.

 

Quais são as principais tendências no sector das motos?

Como vê a evolução do mercado de BNPL?2 como se desenvolve o mercado de BNPL para o sector automóvel?

Embora o pagamento a prestações tenha sido inicialmente utilizado em sectores como os electrodomésticos, a alta tecnologia e as viagens, está agora a tornar-se uma solução essencial para as despesas relacionadas com o automóvel. Estas estão em 5º lugar entre as despesas pagas em prestações!

 

Para além da simples suavização dos custos das revisões em oficina, dos controlos técnicos ou dos imprevistos, o pagamento a prestações responde a uma forte expetativa dos consumidores: poderem desfrutar ou consumir de forma diferente, acedendo a produtos de melhor qualidade ou mais responsáveis. Esta solução é acessível a todas as categorias socioprofissionais.

 

O pagamento em prestações está a tornar-se uma verdadeira componente da oferta e é agora essencial para os retalhistas.

Uma oportunidade para os intervenientes do sector, quer para fidelizar os clientes, quer para facilitar o acesso aos seus serviços ou aumentar as suas vendas.

 

Como vê a evolução do mercado de BNPL?2 como se desenvolve o mercado de BNPL para o sector automóvel?

Como é que a Floa responde às necessidades do mercado e dos clientes neste sector?

Em resposta às expectativas crescentes dos consumidores e dos profissionais em termos de pagamento, a Floa desenvolveu soluções à medida para o sector automóvel11. A nossa promessa é oferecer caminhos de compra simples e diretos, quer se trate da manutenção de uma moto, da instalação de um ponto de carregamento elétrico ou da compra de acessórios.

 

Em apenas alguns minutos, utilizando um computador, tablet ou smartphone, os clientes podem introduzir os seus dados e métodos de pagamento. Receberá então uma ligação segura para validar o seu pagamento em prestações11. Uma experiência 100% digital e sem fricção que apela aos consumidores que procuram conveniência.

 

Para os profissionais do sector automóvel, quer sejam concessionários, reparadores ou fabricantes, as11 soluções de pagamento escalonado da Floa constituem um trunfo importante. Simplificam o acesso aos seus serviços premium e racionalizam o checkout, impulsionando as vendas e aumentando a satisfação e a fidelidade dos clientes.

 

Como é que a Floa responde às necessidades do mercado e dos clientes neste sector?

Como é que a Floa apoia os seus parceiros na implementação do pagamento em prestações? por prestações?

Na Floa, adoptamos uma abordagem personalizada para responder aos desafios específicos de cada interveniente no sector automóvel, quer se trate de concessionários como a Jaguar Land Rover ou a Suzuki, ou de especialistas em peças como a d'Oscaro. Pela minha parte, como vendedor12  especializado em automóveis e motociclos, tenho a responsabilidade de identificar com precisão as necessidades e os desafios dos nossos potenciais clientes, antes de propor a solução BNPL1 mais adequada. Uma vez estabelecida a parceria, um gestor de conta dedicado assume a gestão da integração e do apoio quotidiano.

 

Na Floa, estamos bem cientes dos desafios que os profissionais enfrentam e da importância dos mais pequenos detalhes para os enfrentar.  É por isso que colocamos à disposição dos nossos parceiros, como a Maxxess nos acessórios para motociclos e a Ypocamp no pós-venda de autocaravanas, uma grande variedade de conhecimentos: desde apontuação8 ao marketing, dados9, aprendizagem automática10 e inovação de produtos.

 

Uma abordagem de 360° destinada a fornecer soluções simples e rápidas tanto para os profissionais como para os seus clientes finais.  

 

É concessionário de automóveis ou motociclos, proprietário de uma oficina, vendedor de peças sobresselentes ou fornecedor de equipamento automóvel?  O pagamento a prestações é uma oportunidade de ouro para aumentar as suas vendas, fidelizar os seus clientes e destacar-se da concorrência. Stéphane Bernardo e os especialistas da Floa estão à sua disposição para o ajudar a integrar estas soluções simples e fluidas na sua oferta: soluções à medida para uma experiência de compra repensada e um impulso para o seu crescimento!

 

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