5. Medir a satisfação do cliente através da avaliação
Após a receção do produto, seja este do agrado do cliente ou não, é importante saber como correu a sua experiência com a marca.
O objetivo consiste em avaliar os níveis de satisfação, identificar os pontos fracos e fortes e melhorar a experiência do cliente.
Os nossos conselhos de otimização nesta etapa:
- enviar inquéritos de satisfação;
- percorrer as redes sociais para analisar comentários sobre a sua marca;
- utilizar as opiniões positivas em campanhas de marketing e conteúdos;
- identificar pontos de melhoria e implementar um ações corretivas;
- actualizar a descrição das buyer persons6 em função do feedback dos clientes.
6. Oferecer um serviço pós-venda sólido para manter a relação com o cliente
O cliente pode enfrentar dificuldades com o produto. Um serviço pós-venda eficiente é essencial para mostrar que a relação com o cliente não termina após a compra.
O objetivo consiste em mostrar que a ligação que criou com o cliente, no momento da compra, não terminou.
Os nossos conselhos de otimização nesta etapa:
- formar as equipas por forma a oferecerem um serviço atencioso, reativo e proativo;
- disponibilizar um sistema de acompanhamento de encomendas;
- oferecer soluções rápidas para problemas comuns;
- oferecer compensações em caso de problemas graves;
- contactar o cliente após a resolução do problema.
7. Criar um sentimento de pertença para favorecer a fidelização
Um cliente satisfeito tem grandes hipóteses de se tornar um cliente fiel, desde que o ajude!
O objetivo consiste em mostrar o seu reconhecimento, em criar um sentimento de pertença a uma comunidade e fazer com que o cliente deseje voltar a comprar na sua loja online.
Os nossos conselhos de otimização nesta etapa:
- ter uma visão de 360° de cada cliente, centralizando todos os dados que lhes digam respeito;
- desenvolver de um programa de fidelização;
- oferecer conteúdos úteis e relevantes;
- segmentar a sua base de dados;
- automatizar determinadas comunicações-chave;
- personalizar a interação em função das preferências e dos hábitos do cliente;
- oferecer vantagens exclusivas aos clientes leais.
8. Manter uma ligação para que os clientes desejem recomendá-lo
O cliente satisfeito e fiel pode tornar-se embaixador da sua marca! O objetivo consiste, assim, em aumentar a sua visibilidade através do boca-a-boca.
Os nossos conselhos de otimização nesta etapa:
- propor um programa de referenciação atrativo para o cliente;
- destacar os testemunhos positivos na sua loja online e nas redes sociais;
- recompensar os embaixadores.
Com estes 8 conselhos, pode compreender melhor os seus clientes, em cada uma das etapas da jornada de compra, aumentar a taxa de conversão e alcançar os seus objetivos de fidelização e de recomendação!