Um crédito compromete-o e deve ser reembolsado. Verifique as suas capacidades de reembolso antes de se comprometer.

Publicado a 04/12/2024

8 conselhos para melhor compreender a jornada de compra dos seus clientes

Para vender os seus produtos ou os seus serviços, uma das chaves está em compreender as diferentes etapas que levam o cliente até à compra. Após a integração da visita, poderá otimizar cada uma das etapas, melhorar a experiência do cliente e, por conseguinte, estimular as suas vendas. Descubra os 8 conselhos para compreender a jornada de compra dos seus clientes!


8 conselhos para melhor compreender a jornada de compra dos seus clientes 8 conselhos para melhor compreender a jornada de compra dos seus clientes

O que é uma jornada de compra?

A jornada de compra é o processo que conduz o cliente desde a sua primeira manifestação de interesse no seu produto ou serviço até à conversão, ou mesmo à fidelização.

 

Lembre-se, o cliente é a sua alavanca de marketing mais importante! 

 

O que é uma jornada de compra?

Compreender a jornada de compra do cliente em cada uma das etapas

Antes de se tornar o cliente fiel com que sonha, que se posiciona como embaixador da sua marca, o cliente passa por várias etapas. Para cada uma delas, conheça o nosso conselho de otimização da sua estratégia de marketing.

 

Compreender a jornada de compra do cliente em cada uma das etapas

1. Apostar na presença e no conteúdo para a fase de descoberta

 

Divide-se em três momentos:  

 

  • a consciência de um problema: O consumidor apercebe-se de que tem um problema. Nesta fase, avalia se pode viver com a questão ou se precisa de encontrar uma solução. Efetua algumas pesquisas sobre esta matéria.
     
  • a consciência de uma necessidade: O consumidor já identificou a sua necessidade e procura, agora, satisfazê-la.
     
  • a pesquisa de informações e a descoberta da sua marca: Para satisfazer a sua necessidade, o consumidor investiga as várias soluções disponíveis.

 

Os nossos conselhos de otimização nesta etapa: 

 

  • otimizar a sua presença online (comércio eletrónico e redes sociais);
     
  • desenvolver uma estratégia de conteúdos para atrair tráfego qualificado;
     
  • tornar os seus conteúdos facilmente acessíveis;
     
  • utilizar técnicas de inbound marketing2.

 

2. Destaque-se da concorrência durante a fase de consideração

 

Após recolher um grande volume de informação, o consumidor entra na fase de consideração, onde compara produtos e serviços para identificar. aquele que melhor responde às suas necessidades.

 

O objetivo reside em orientar a escolha do cliente para a sua marca.

 

Os nossos conselhos de otimização nesta etapa:  

 

  • valorizar as suas vantagens concorrenciais;
     
  • reforçar a sua credibilidade, destacando testemunhos de clientes ou casos de estudo;
     
  • varie os tipos de conteúdos para se alinhas com as expectativas do seu público;
     
  • trabalhar a sua reputação online;
     
  • conjugar técnicas CRO3 e de SEO4 para otimizar a sua taxa de conversão;
     
  • personalizar a jornada de compra, para oferecer ao consumidor uma experiência individualizada;
     
  • analisar o comportamento dos seus concorrentes;
     
  • Mapear a jornada de compra dos seus clientes para identificar pontos fortes, pontos fracos e possíveis melhorias. 
     

 

 

3. Simplificar a tomada de decisão de compra

 

No final da etapa de comparação, o consumidor escolhe uma marca e entra na fase de conversão. Atenção: ainda pode mudar de ideias até ao último momento! O seu objetivo consiste, assim, em evitar qualquer obstáculo que possa conduzir a um retrocesso.

 

Os nossos conselhos de otimização nesta etapa:  

 

  • simplificar ao máximo o processo de compra, dado que o cliente está impaciente. Se cada uma das etapas demorar demasiado tempo, corre o risco de o consumidor se aborrecer, abandonar a sua loja e virar-se para a concorrência;
     
  • oferecer várias opções de pagamento fracionado 7 para se adaptar às preferências dos clientes;
     
  • oferecer opções de entrega flexíveis;
     
  • recuperar os clientes hesitantes, recorrendo a soluções como o retargeting5 ;
     
  • tranquilizar o cliente destacando elementos de confiança, designadamente garantias e um serviço de apoio ao cliente disponível e eficiente..

 

Trabalhar na fluidez da jornada do cliente é essencial para eliminar qualquer tipo de atrito

 

 

4. Mostre-se presente no momento da receção e da utilização

 

Em marketing, a compra está longe de ser a última etapa da jornada de compra! A receção e a utilização do produto são tão decisivas quanto as etapas anteriores.  

 

O seu objetivo consiste em provar ao cliente que este fez bem em escolher a sua marca e depositar a sua confiança em si. Ofereça-lhe uma experiência de cliente única.

 

Os nossos conselhos de otimização nesta etapa:

 

  • comunicar sobre o acompanhamento da encomenda;
     
  • investir no design e qualidade da embalagem do produto;
     
  • personalizar a entrega, acrescentando um presente ou uma nota escrita;
     
  • fornecer guias de utilização do produto;
     
  • partilhar tutoriais;
     
  • oferecer assistência técnica através de um serviço eficiente de apoio ao cliente.

     

 

5. Medir a satisfação do cliente através da avaliação  
  

 

Após a receção do produto, seja este do agrado do cliente ou não, é importante saber como correu a sua experiência com a marca.

 

O objetivo consiste em avaliar os níveis de satisfação, identificar os pontos fracos e fortes e melhorar a experiência do cliente.

 

Os nossos conselhos de otimização nesta etapa: 
 

  • enviar inquéritos de satisfação;
     
  • percorrer as redes sociais para analisar comentários sobre a sua marca;
     
  • utilizar as opiniões positivas em campanhas de marketing e conteúdos;
     
  • identificar pontos de melhoria e implementar um ações corretivas;
     
  • actualizar a descrição das buyer persons6 em função do feedback dos clientes.

 

 

6. Oferecer um serviço pós-venda sólido para manter a relação com o cliente

 

O cliente pode enfrentar dificuldades com o produto. Um serviço pós-venda eficiente é essencial para mostrar que a relação com o cliente não termina após a compra.

 

O objetivo consiste em mostrar que a ligação que criou com o cliente, no momento da compra, não terminou.

 

Os nossos conselhos de otimização nesta etapa: 

 

  • formar as equipas por forma a oferecerem um serviço atencioso, reativo e proativo;
     
  • disponibilizar um sistema de acompanhamento de encomendas;
     
  • oferecer soluções rápidas para problemas comuns;
     
  • oferecer compensações em caso de problemas graves;
     
  • contactar o cliente após a resolução do problema.

 

 

7. Criar um sentimento de pertença para favorecer a fidelização  

 

Um cliente satisfeito tem grandes hipóteses de se tornar um cliente fiel, desde que o ajude!  

 

O objetivo consiste em mostrar o seu reconhecimento, em criar um sentimento de pertença a uma comunidade e fazer com que o cliente deseje voltar a comprar na sua loja online.  

 

Os nossos conselhos de otimização nesta etapa: 

 

  • ter uma visão de 360° de cada cliente, centralizando todos os dados que lhes digam respeito;
     
  • desenvolver de um programa de fidelização;
     
  • oferecer conteúdos úteis e relevantes;
     
  • segmentar a sua base de dados;
     
  • automatizar determinadas comunicações-chave;
     
  • personalizar a interação em função das preferências e dos hábitos do cliente;
     
  • oferecer vantagens exclusivas aos clientes leais.

 

 

8. Manter uma ligação para que os clientes desejem recomendá-lo

 

O cliente satisfeito e fiel pode tornar-se embaixador da sua marca! O objetivo consiste, assim, em aumentar a sua visibilidade através do boca-a-boca.

 

Os nossos conselhos de otimização nesta etapa: 

 

  • propor um programa de referenciação atrativo para o cliente;
     
  • destacar os testemunhos positivos na sua loja online e nas redes sociais;
     
  • recompensar os embaixadores.

 

 

Com estes 8 conselhos, pode compreender melhor os seus clientes, em cada uma das etapas da jornada de compra, aumentar a taxa de conversão e alcançar os seus objetivos de fidelização e de recomendação!

 

Solicite uma demonstração

Pretende experimentar a oferta FLOA ? Contacte as nossas equipas para uma demonstração em direto do nosso serviço:

Solicite uma demonstração

Bem-vindo ao blogue FLOA !

Bem-vindo ao nosso blogue! Foi concebido para o acompanhar no dia-a-dia. Aqui, descodificamos as tendências do pagamento, partilhamos as boas práticas observadas em todos os nossos parceiros, transmitimos inspiração com projetos surpreendentes! Tudo isso no FLOA!

Eles confiam em nós !

Solicite uma demonstração

Pretende experimentar a oferta FLOA ? Contacte as nossas equipas para uma demonstração em direto do nosso serviço:

Solicite uma demonstração