FAQ
Funcionamento das soluções
Instalação das soluções
Portal do comerciante Floa
Acompanhamento Floa
Pagamento em 3X e 4X Floa
Pagamento diferido Floa
Questões gerais sobre todos os produtos Floa
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O que é o pagamento Floa 3x e Floa 4x
Esta solução de pagamento está reservada aos particulares (pessoas singulares maiores de idade) que residam em Portugal e titulares de um cartão de crédito ou débito Visa ou Mastercard cuja data de validade deve abranger a duração do financiamento.
Durante este percurso totalmente online, rápido e seguro, não será solicitado qualquer documento comprovativo.
Os cartões Maestro, NP6, Revolut, American Express e Electron não são aceites.
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Como funciona o pagamento em 3 prestações por Cartõ Bancário?
O pagamento em 3 prestações por cartão de crédito ou débito é um pagamento parcelado em 3 prestações segundo o seguinte plano:
- 1. pagamento no dia da validação da encomenda: um terço do montante total
- 2. pagamento 30 dias após a validação da encomenda: um terço do montante total
- 3. e último pagamento 60 dias após a validação da encomenda: um terço do montante total.
A comissão de abertura é da responsabilidade do cliente ou do comerciante.
A comissão de abertura, se estiver a cargo do cliente, é dividida pelas 3 datas de pagamento.
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Como funciona o pagamento em 4 prestações por Cartõ Bancário
O pagamento em 4 prestações por cartão de crédito ou débito é um pagamento parcelado em 4 prestações segundo o seguinte plano:
- 1. pagamento no dia da validação da encomenda: um quarto do montante total da encomenda
- 2. pagamento 30 dias após a validação da encomenda: um quarto do montante total da encomenda
- 3. pagamento 60 dias após a validação da encomenda: um quarto do montante total
- 4. e último pagamento 90 dias após a validação da encomenda: um quarto do montante total
A comissão de abertura é da responsabilidade do cliente ou do comerciante.
A comissão de abertura, se estiver a cargo do cliente, é dividida pelas 4 datas de pagamento.
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O cliente pode cancelar o pagamento parcelado?
Sim, um cliente pode mudar de ideias e invocar o seu direito de retratação. Este tem um prazo de 14 dias consecutivos após a data de validação da sua encomenda.
Contudo, é obrigatório seguir um procedimento: o cliente deve indicar-nos a sua pretensão por telefone, e-mail ou chat.
Se o cliente pretender efetuar o seu pedido por correio, deverá utilizar a folha de retratação «pagamento em 4 X» destacável que se encontra nas Condições Gerais do «pagamento em 4 X» no site da FLOA Pay.
Esta ficha deve ser enviada por correio registado para a seguinte morada: FLOA Bank, SERVICE CONSOMMATEUR – FLOA Bank, 36 rue Messines, 59686 LILLE CEDEX9.
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como funciona o cancelamento de uma encomenda?
A sua marca é que deve realizar obrigatoriamente o cancelamento parcial ou total nas suas ferramentas e enviar o pedido na API FLOA. Um cancelamento que é tratado no próprio dia será reembolsado a partir do dia seguinte.
Existem dois tipos de cancelamento: total e parcial.
- No caso de um cancelamento total:
Depois de o cancelamento ser processado no nosso sistema, a FLOA aciona automaticamente o encerramento do processo e o(s) reembolso(s) dos débitos com a comissão de abertura é(são) efetuadas) a partir do dia seguinte ao cliente.
Nota:
- O reembolso é feito sempre para o cartão de crédito utilizado no dia da encomenda.
- Se o cliente tiver trocado de cartão de crédito entretanto, o reembolso continua a ser possível.
- Podemos realizar vários reembolsos para o mesmo cancelamento de encomenda (reembolso de cada parcela).
- No caso de um cancelamento parcial:
Depois de o cancelamento ser processado no nosso sistema:
1/ Se o montante do cancelamento for superior às parcelas já cobradas, a FLOA aciona o reembolso do proporcional para o cartão de crédito do cliente e encerra o seu processo.
2/ Se o montante do cancelamento for inferior às parcelas já cobradas, a FLOA reajusta automaticamente o plano do cliente.
Nota:
Em caso de cancelamento parcial, a FLOA não reembolsará a comissão de abertura ao cliente.
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Um cliente pode reembolsar antecipadamente um pagamento 3X ou 4X?
No âmbito de um pagamento 3X ou 4X FLOA, não é possível reembolsar antecipadamente o seu financiamento.
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O seu cliente afirma já lhe terem feito o débito, mas a sua encomenda foi recusada.
Informamos que se trata apenas de uma pré-autorização bancária efetuada a partir do cartão de crédito do cliente. A pré-autorização é efetuada durante a intenção de compra para garantir a solvência do seu cliente. Em seguida, a eliminação da pré-autorização dependerá das condições gerais de venda da sua entidade bancária. Em geral, tem de contar com um prazo de 7 dias úteis.
Se o cliente pretender mais informações sobre este tema, pode consultar o seu gestor bancário, que lhe explicará o processo.
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É recusado o pagamento 3X ou 4X a um cliente, pode forçar uma deliberação sobre um processo?
Conforme está estipulado nas nossas condições gerais, a solução FLOA Pay é uma proposta comercial que está sujeita a uma reserva de elegibilidade.
- Se é mencionada uma recusa durante um pedido de subscrição, esta recusa é definitiva.
- A recusa não está obrigatoriamente relacionada com o cliente, que pode indicar ter os fundos na sua conta e não ter tido um incidente bancário. Desta vez, o cliente não poderá beneficiar de um pagamento parcelado. No entanto, poderá ser elegível numa próxima encomenda.
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O que é o pagamento diferido FLOA?
O pagamento diferido FLOA permite liquidar as suas compras na totalidade 30 dias após a validação da encomenda.
Desta forma, no dia da validação da encomenda, o cliente não paga nada (todavia, é realizada uma pré-autorização para controlar a validade do cartão).
30 dias após o dia da validação da encomenda, o cliente paga a totalidade da sua encomenda, bem como a comissão de abertura.
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O que fazer em caso de troca de cartão de crédito?
Os seus clientes podem encontrar todos os seus planos a partir do espaço de cliente e podem trocar o seu cartão de crédito de forma direta e fácil no espaço de cliente FLOA que podem aceder a partir do endereço seguinte: https://particuliers.floapay.com
De salientar que a troca de cartão não poderá ocorrer se o débito estiver em curso ou ocorrer em menos de 7 dias. Caso contrário, o cliente deverá aguardar alguns dias após a sua data de vencimento. Iremos enviar-lhe um e-mail a pedir para regularizar a sua situação com o seu novo cartão de crédito.
FLOA, que pode aceder através do endereço seguinte: https://particuliers.floapay.com
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O seu cliente deseja entrar em contacto com o serviço de apoio ao cliente FLOA?
Pode pedir ao seu cliente que nos envie o seu pedido por e-mail através do seguinte endereço: contactopt@floa.com
Também tem a possibilidade de conversar com um assistente por chat a partir do seu espaço de cliente FLOA, acessível no endereço seguinte: https://particuliers.floapay.com
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Como instalar o FLOA no seu site de e-commerce?
Pode instalar a FLOA Pay no site de e-commerce de duas formas diferentes:
- Através de uma integração nativa do FLOA com o seu CMS (Woo Commerce, Magento, PrestaShop)
- Através da API
- Através do seu PSP
Para o canal da loja, não se prevê qualquer instalação nem desenvolvimento específico.
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Como utilizar as soluções FLOA Pay na loja?
Não é necessária qualquer instalação para utilizar as soluções FLOA Pay na loja. Colocamos à sua disposição o PORTAL DO COMERCIANTE FLOA, que lhe permite simular, para apresentar de forma fácil e rápida um pagamento parcelado.
Abaixo encontra uma demonstração da nossa solução de pagamento parcelado na loja:
https://www.youtube.com/watch?v=7jO7hs7uJ2I
Mais informações sobre o nosso portal do comerciante se carregar no cliente.
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O que é o Portal do Comerciante FLOA?
O Portal do Comerciante FLOA integra as seguintes funcionalidades:
- Simular os planos de pagamento, os eventuais custos para os clientes e os custos de financiamento para o comerciante relacionado com uma encomenda.
- Criar uma encomenda,
- Gerir as suas encomendas: visualizar todos os financiamentos realizados,
- Anular, total ou parcialmente, uma encomenda efetuada,
- Extrair os diários de financiamento de uma determinada data,
- Aceder ao manual de utilização.
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Como obter os meus acessos ao portal do comerciante Floa?
Enviamos-lhe por e-mail após ativação das soluções FLOA no seu site.
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Pretendo alterar informações presentes no portal FLOA Pay, como fazer?
Para alterar as informações presentes na sua conta, convidamo-lo(a) a criar uma conta JIRA no endereço seguinte: https://cb4x.atlassian.net/servicedesk/customer/portal/1
Em seguida, pode solicitar a alteração das suas informações utilizando o ticket «apoio de integração».
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Como fazer uma simulação de pagamento para o seu cliente?
A partir do menu suspenso através do separador «Simulação de pagamento», ou diretamente a partir do ecrã inicial, indicar o montante pretendido para a simulação.
Obterá as prestações, bem como o custo total do financiamento, no qual encontrará as possíveis comissões de abertura do cliente.
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Como fazer uma simulação de financiamento?
No menu suspenso, se carregar em «Simulações» e depois em «Financiamento», pode indicar o montante pretendido. Encontrará a descrição do seu financiamento em várias prestações com:
- O custo total, soma do montante total e de eventuais comissões de abertura do cliente,
- O montante do financiamento (para o seu cliente), que é a diferença entre o montante total e as despesas de transação a seu cargo.
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Como funciona a criação de encomendas no portal do Comerciante FLOA?
No portal do Comerciante FLOA pode criar uma encomenda se entrar através do seu identificador de ligação no seu espaço de parceiro. A partir daí, pode dirigir-se ao separador «Criar uma encomenda» e depois efetuar as etapas seguintes:
- Preencher as informações do cliente,
- Preencher as informações da encomenda e visualizar o seu plano de pagamento parcelado.
- Aceder à página de pagamento FLOA,
- Validar a sua autenticação 3DS na aplicação móvel,
- Ser redirecionado para o portal do Comerciante FLOA para validação ou recusa do pagamento.
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Como visualizar a minha encomenda?
No separador «Gestão de encomendas», tem a possibilidade de ver os detalhes das suas encomendas com o símbolo do olho. Tem acesso aos detalhes da encomenda, à sua referência, estado e informações técnicas relacionadas.
Também tem acesso aos dados do cliente da pessoa que realizou a encomenda.
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O que fazer se pretender anular a minha encomenda?
No separador «Gestão de encomendas», quando se inicia a pesquisa de encomendas, são possíveis 2 tipos de cancelamento:
- Para um cancelamento «total» da encomenda, o seu banco aciona sistematicamente o reembolso para o cartão de crédito utilizado equivalente ao montante das datas de pagamento já cobradas. O FLOA reembolsa-o(a) dos encargos do cliente e as datas de pagamento futuras serão anuladas.
- Para um cancelamento «parcial» da encomenda (alteração da encomenda), o seu Banco aciona um reembolso para o cartão de crédito utilizado se o montante da anulação for superior ao montante das datas de pagamento não cobradas. O FLOA não o(a) reembolsa os encargos do cliente em caso de cancelamento parcial e as datas de pagamento futuras serão anuladas.
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Verificar o estado de uma encomenda; a encomenda foi validada corretamente, recusada?
Para ajudar a compreender o estado da encomenda, este é o léxico:
- Autorização em curso: O cliente iniciou a sessão de pagamento, mas ainda não terminou o pagamento. Parou na inserção dos dados bancários ou não preencheu o código 3DS.
- Autorizado: O cliente passou a 1.ª etapa da sessão de pagamento, mas ainda não terminou o pagamento. Se preencher mal o seu código 3DS, a encomenda não será validada.
- Recebido: Independentemente do percurso clássico 3X, 4X, 1XD, 3XD ou 10X, o financiamento passou no FLOA. O cliente aguarda feedback do seu banco para que a encomenda seja «oficialmente» cobrada. A 1.ª prestação é recebida pelo comerciante e as comissões pelo FLOA.
- Cobrado: A encomenda é validada com um feedback do banco do cliente.
- Recusado: podem apresentar-se dois casos:
- Caso de Utilização 3X, 4X, 1XD, 3XD:
- O cliente está na página de pagamento e preenche mal os seus dados bancários. No total, tem três tentativas para preenchê-los bem. Se o bloqueio persistir, o tratamento é recusado (limite do cartão, fundos não disponíveis, cartão de crédito expirado), a encomenda permanece no estado recusada.
- Caso de UTILIZAÇÃO -
- : o cliente é recusado devido a um dos seus documentos comprovativos (formato, legibilidade, má correspondência das informações)
- º caso: o seu orçamento de receitas e despesas não corresponde ao montante da encomenda que é feita
- º caso: o código 3DS para a assinatura do contrato eletrónico está mal preenchida
- Anulação em curso: O cliente efetuou uma encomenda que foi validade e o comerciante acaba de realizar ações para anulá-la.
- Anulado: O cliente efetuou uma encomenda validada, mas que foi anulada em seguida.
- Anulado, Recebido: Após receção da 1.ª prestação, a encomenda foi anulada.
- Caso de Utilização 3X, 4X, 1XD, 3XD:
Acabei de anular uma encomenda, mas a informação não está visível.
Para verificar se o seu cancelamento foi recebido corretamente, atualize a sua página utilizando a tecla F5 do seu teclado.
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A que corresponde o código recusado?
Para ajudá-lo(a) a compreender melhor o motivo da recusa, estas são as definições dos códigos devolvidos:
- Código 0: (Pagamento OK):
- no caso de 3X 4X a pré-aprovação está OK.
- Para DIFERIDO, este estado inicia o financiamento do comerciante, envio de e-mails, etc.
- Código 1: (Recusa no percurso de crédito longo): é uma recusa gerada pelo FLOA.
- Código 2 (Recusa de Pagamento): que pode ser uma recusa do banco do cliente, recusa do FLOA por cartão não autorizado, Integração em registos, fraude e também recusa da nossa ferramenta de transações.
- Código 4 : (Estado indeterminado): Equivale a um KO. É preciso considerar o pagamento como recusado.
- Código 5 (Canceled (anulado): O cliente abandona o percurso sem o terminar. É uma especificidade dos percursos com pagamentos com mais de 4 recorrências (também chamados crédito longo (CCL)). Neste caso, o envia-nos um código 7. O cliente pode apresentar um novo processo
- Anulação em curso: O cliente efetuou uma encomenda que foi validade e o comerciante acaba de realizar ações para anulá-la.
- Anulado: O cliente efetuou uma encomenda validada, mas que foi anulada em seguida.
- Anulado, Recebido: Após receção da 1.ª prestação, a encomenda foi anulada.
- Código 0: (Pagamento OK):
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Onde encontrar os meus financiamentos?
Encontrará o financiamento de cada encomenda no separador «comprovativo contabilístico». Tem a possibilidade de filtrar por data, número de encomenda, etc.
Se tiver dúvidas, pode contactar o serviço de contabilidade do FLOA no seguinte endereço: daffloapay@floa.fr
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Qual é o prazo de emissão de uma transferência?
Para os pagamentos em 3 e 4X, a transferência é emitida no D+1.
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Qual é o acompanhamento proposto pelo FLOA?
Com o FLOA, beneficia de um interlocutor único para acompanhá-lo(a) diariamente após a integração.
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Propõe material de marketing para impulsionar as vendas?
O FLOA propõe aos seus parceiros:
- um kit PV para impulsionar as vendas nas lojas
- um kit web com todos os elementos gráficos personalizáveis para destacar a solução no seu site de e-commerce
- um acompanhamento UX para aumentar a sua conversão e transformar os seus clientes inativos
- um acompanhamento com comunicação
Encontrará mais detalhes neste hiperlink Kit de Marketing - Floapay
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Qual é o acompanhamento do FLOA para os seus clientes?
O FLOA disponibiliza aos seus clientes um espaço dedicado no qual estes podem:
- Encontrar e descarregar os planos em curso e antigos,
- Alterar um cartão de crédito
- Contactar o Serviço de Apoio ao Cliente FLOA
- Regularizar um crédito em incumprimento
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Quais são as comunicações enviadas aos clientes pelo FLOA?
O FLOA envia aos seus clientes os planos de reembolso por e-mail, aquando da encomenda e depois 8 dias antes de cada débito.
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Como é que o seu cliente pode regularizar um incumprimento ?
1/ Com toda a autonomia:
- Clicando no último link de pagamento que lhe foi enviado por e-mail ou por SMS
- No espaço cliente FLOA. Seguir o link:
https://particuliers.floapay.com/
- Enviando um chegue à ordem de:
Floa Bank
Service Recouvrement
TSA 5001
33070 BORDEAUX CEDEX
FRANCE
2/Ao contactar os nossos serviços de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e ao sábado das 9h às 18h para o número seguinte +351 210 608 010 (número não sobretaxado)